segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Saúde do Cérebro

Vamos prosear sobre saúde!

Antes de mais nada, sou apaixonada por nutrição (apesar de ainda não concluir o curso). 
Muito curiosa, por assuntos relacionados a saúde, bom funcionamento do nosso corpo e tudo que está relacionado. ;)

Hoje estava pensando... rs
Estamos sempre preocupados com a boa alimentação durante a gravidez, durante a amamentação, cuidados com o corpo, cuidados para manter uma pele linda e jovem.... 
mas e cuidados com o cérebro?
Alimentos para ajudar na concentração, ajudar com a memória, estímulos, o que fazer pu tentar fazer para manter a saúde cerebral?
Tudo o que compõe o seu cérebro vem da alimentação: proteínas, carboidratos, as gorduras que constituem a membrana das células e da bainha de mielina, os sais minerais que participam do equilíbrio elétrico das células e dos sinais nervosos, as vitaminas que mantêm as células vivas. Para manter o cérebro (e o resto do corpo) saudável, é preciso portanto ter uma alimentação saudável: diversificada e equilibrada. (http://www.cerebronosso.bio.br/alimentacao-cerebral/)
Imagem retirada da internet

Os alimentos contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. 
"O Cérebro processa a informação sensorial, controla e coordena o movimento e o comportamento. Pode chegar a priorizar as funções corporais homeostáticas, como os batimentos cardíacos, balanço hídrico, a temperatura corporal e a pressão arterial. Responsável também pela cognição, aprendizagem, memória e emoções." (http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/quais-sao-as-principais-partes-e-funcoes-do-cerebro-2029652)

Imagem retirada da internet


O cérebro apresenta duas substâncias diferentes, sendo uma branca, na região central, e uma cinzenta, da qual se forma o córtex cerebral que é constituído por células neurôglias e neurônios. O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais sendo eles; na região da testa está localizado o lobo frontal, na área da nuca está o lobo occipital, na parte superior central da cabeça localiza-se o lobo parietal e o lobo temporal é encontrado na região lateral, sob a orelha.

                                                             (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biokids/Biokids3.php)


O cérebro é incrível e sendo um órgão tão importante para a nossa vida, os cuidados devem vir desde cedo, como mãe queremos sempre o melhor para os nossos filhos.

Está pesquisa originalmente veio a mente por que ouço muito falar sobre o desenvolvimento psicológico das crianças, é a alimentação é um fator importantíssimo. Por exemplo: Sempre quando eu falava para minha mãe que precisava estudar, ela já fazia um café fresquinho, um pão bem gostoso e dizia: "bebe café, se alimenta para você ter energia e ficar atenta". rs Engraçado como aprendemos todos os dias e interessante saber o que estimula o bom funcionamento do nosso cérebro, que é o responsável por todo o sistema nervoso, por todos os comando do nosso corpo.

Por que entrar com ênfase nesta questão alimentar e saúde do nosso cérebro, rs como mãe e até mesmo para mim, e importante garantir um desenvolvimento pleno do nosso potencial. Estimular da maneira correta, ver a magia e inteligência do nosso cérebro em observar e por em prática tudo que aprendemos e vemos desde o nascimento. Isso vai garantir sociabilidade, bons resultados na escola, saúde, entre outros fatores que nos cerca na vida.

Tudo começa com o cérebro, quando o bebê começa a falar, engatinhar interagir com o mundo, nos preocupamos em falar correto perto dele, em dar brinquedos que estimulem sua coordenação motora, psico motor, sua inteligência, memória e tudo que tem a ver com o cérebro. Interessante não é?!
Devemos estimular e ter estímulos desde cedo, de uma boa alimentação, de um bom desenvolvimento psicológico emocional, interagir com o conhecimento, objetos, pessoas.

Como diz a psicopedagoga e especialista em neurofisiologia humana Marta Relvas:
 "Um ambiente rico em oportunidades, vivências e experiências é crucial para garantir um bom desenvolvimento cerebral"(http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/desenvolve-cerebro-bebe-787128.shtml  
Fora alimentação, o que promove saúde para o cérebro e para todo corpo e vale ser destacado - Atividade Física e respirar bem, aumenta os níveis de oxigênio e de fluxo sanguíneo para o cérebro. atividades diárias podem fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida e potencial de funcionamento do cérebroManter-se em aprendizagem estimula seu cérebro, ler e escrever aumenta o poder cerebral, exercita a concentração. A escrita está ligada a uma memória melhor e expressão de pensamentos. Quando você escreve, você está fortalecendo a capacidade natural do seu cérebro para transmitir pensamentos e sentimentos. Escrever é uma ótima maneira de exercitar a sua capacidade de analisar e construir um processo de pensamento com raciocínio crítico.Dormir, descansar, quando dormimos o nosso corpo o cérebro, continua trabalhando e buscando o equilíbrio para tudo, o sono limpa a desordem mental e leva embora pensamentos sem importância. Conseguir uma boa noite de sono também pode ser a diferença entre uma memória afiada e os esquecimentos. Cada um tem diferentes necessidades de sono, não deixe de cumprir o seu!

Meditar, evitar o stress, rir mais; o riso provoca a liberação natural de endorfinas do cérebro – substâncias químicas que amenizam a dor e aumentam o bem-estar geral. O riso é um bem conhecido, redutor de estresse natural.

Depois de algumas dicas, conhecer melhor o funcionamento do cérebro e como mantê-lo saudável, adquira novos hábitos e métodos para manter um vida feliz e saudável.

Renata de Oliveira